A edição 2021 do Indígenas.BR está chegando. E, dessa vez, a diversidade de músicas indígenas é o destaque. Mostra de videoclipes, mostra de documentários, shows, bate-papos e conteúdos inéditos de dois povos do Maranhão – os Kanela Ramkokamekrá e os Guajajara Tentehar – serão exibidos em 9 dias com uma programação pensada para difundir a pluralidade das produções musicais realizadas por artistas indígenas de diferentes partes do país.
Com curadoria da pesquisadora e musicista Magda Pucci e da jornalista e poeta Renata Tupinambá, o Indígenas.BR – Festival de Músicas Indígenas acontecerá de 04 a 12 de setembro, em nosso canal do Youtube.
Confira tudo sobre nossa programação abaixo. Para mais informações por dia de evento, clique na data.
*Vídeos produzidos especialmente para o Festival
O maracá (mbaraka) é um elemento simbólico de grande importância para a cultura indígena. Esse instrumento de mediação por excelência, se associa à conexão com o mundo dos espíritos e ao universo sagrado, cria elos entre passado e presente. O maracá produz um som que invoca seres do invisível e trazem conhecimento e sabedoria.
Aislan Pankararu criou a arte do festival trazendo a potência desse instrumento-ser-som nas culturas indígenas, de onde sai a floresta e seus ramos sonoros. Maracás são instrumentos que ativam os poderes sobrenaturais, produzindo comunicação entre humanos e não-humanos, que acompanham os cantores dos xamãs.