Indígenas.BR - Festival de Músicas Indígenas - Programação 04/09

Dia 04/09 – sábado – 19h

Mostra de documentários
– Música é arma de luta – Direção: Carou Trebitsch, Idjahure Kadiwéu, Lucas Canavarro e Nana Orlandi – 2021
Bate-papo com as curadoras Magda Pucci e Renata Tupinambá sobre a programação e o diretor do documentário Música é arma de luta, Idjahure Kadiwéu

Assista ao bate-papo no Youtube.

Música é arma de luta

Documentário curta-metragem com foco na importância dos cantos, das rezas e da musicalidade dos povos indígenas em sua resistência contra os ataques e violações de seus direitos originários.

Foi filmado e editado em Brasília, entre 22 e 31 de agosto de 2021, durante a Luta Pela Vida, maior mobilização nacional indígena da história pelos direitos originários às Terras Indígenas, garantidos na Constituição Federal e contra a tese do marco temporal em julgamento no STF.

Com Idjahure Kadiwéu, Daiara Tukano, Almir Suruí, Ninawa Inu Huni Kuin, Abraão Shane Huni Kuin, Txaihê Pataxó, Moisés Xavante, Renata Kadiwéu, David Terena, Ian Wapichana, Yaku Runa Simi (Quéchua), Cecílio Xukuru, Brisa Flow e Nino Werá Txunu

Realização: Mi Mawai e Noosfera Mídias
Fotografia: Jon Thomaz e Vik Birkbeck
Som direto, desenho de som, montagem e programação visual: Lucas Canavarro
Câmera adicional: Carou Trebitsch, Lucas Canavarro e Nana Orlandi
Som adicional: Nana Orlandi
Equipe base Comunicação: Lala Carneiro e Marcelo Mucida
Apoio: Gabriel Naumann e Orlando Orlandi

Renata Tupinambá

Jornalista, produtora, poeta, consultora, curadora, roteirista e artista visual. Trabalha e pesquisa a comunicação voltada para descolonização dos meios de comunicação, fortalecimento das narrativas indígenas no cinema, TV,  literatura, áudio e música.

Atua desde 2006 com difusão das culturas indígenas e comunicação. É co-fundadora da Rádio Yandê, primeira web rádio indígena do Brasil. Colaboradora do Visibilidade indígena. É co-roteirista da série Sou Moderno, Sou Índio do Cine Brasil TV. Foi assistente de produção e comunicação no Observatório de Ecos do músico Marcelo Yuka. Criadora do podcast Originárias, primeiro no Brasil de entrevistas com artistas e músicos indígenas, que integra a central de Podcasts femininos PodSim. Atualmente trabalha também na produção de artistas e músicos indígenas.

Magda Pucci

Magda Pucci é musicista (arranjadora, compositora e cantora) e pesquisadora independente de músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras. Formada em Música pela USP, mestre em Antropologia pela PUC-SP e Doutora em Pesquisa Artística pela Universidade de Leiden, na Holanda. É diretora musical e fundadora do Mawaca, um grupo de música com sede em São Paulo, que pesquisa e performa músicas em mais de 20 línguas, tendo recebido alguns prêmios na área.

Trabalhou em projetos musicais em colaboração com comunidades indígenas brasileiras, como Kayapó, Guarani Kaiowá, Huni-Kuin, Paiter Suruí e outros, além de projetos sociais com crianças e refugiados. A experiência de Magda Pucci com a temática indígena se aprofundou ao realizar seu mestrado em Antropologia, quando desenvolveu pesquisa sobre a arte oral do Paiter Suruí de Rondônia. Desde 2005, desenvolve projetos de divulgação das culturas indígenas, desde a publicação de livros até espetáculos e intercâmbios entre indígenas e não-indígenas, como o CD e DVD Rupestres Sonoros – O canto dos povos da floresta, com recriações de músicas dos povos Kayapó, Paiter-Suruí, Ikolen-Gavião, Tupari, Huni-Kuin entre outros. Em 2011, realizou intercâmbios musicais na Amazônia com o Mawaca com músicos Ikolen-Gavião, Paiter Suruí, Kambeba, Huni Kuin, Karitiana e Comunidade Bayaroá. Em 2019, realizou Mekaron a imagem da alma – um encontro do Mawaca com os Kayapó.

Idjahure Kadiwéu

Idjahure Kadiwel é poeta, editor, tradutor e antropólogo indígena, pertencente aos povos Terena e Kadiwéu. É editor da coleção Tembetá (Azougue Editorial) e do catálogo da exposição Véxoa: Nós sabemos (Pinacoteca de São Paulo), correspondente da Rádio Yandê e apresentador do podcast Nhexyrõ: artes indígenas em rede. É mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e doutorando na Universidade de São Paulo.