Indígenas.BR - Festival de Músicas Indígenas 2022 - Dia 24/08

O primeiro dia de festival terá a primeira exibição presencial dos curta-metragens exclusivos produzidos pelo CCVM para a edição 2021 do Indígenas.BR, além da apresentação dos Kanela Apaniekra do Maranhão.

19h - Abertura com os curadores

Renata Tupinambá

Jornalista, poeta, roteirista, curadora e produtora. Criadora da Originárias Produções. Atua desde 2006 na difusão das culturas indígenas por meio de projetos e etnocomunicação. Foi co-fundadora da Rádio Yandê, primeira web rádio indígena brasileira. Criadora do Podcast Originárias. É colaboradora da transmídia Visibilidade Indígena. Foi curadora do Edital Natura Musical (2021), da Segunda Mostra de Etnomídia indígena (2021), Escuta Festival do IMS-RJ(2021), do Slam indígena Coalkan (2021), realizado pela FLUP.

Magda Pucci

Musicista (arranjadora, compositora e cantora) e pesquisadora independente de músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras. Formada em Música pela USP, mestre em Antropologia pela PUC-SP e Doutora em Pesquisa Artística pela Universidade de Leiden, na Holanda. É diretora musical e fundadora do Mawaca, um grupo de música com sede em São Paulo, que pesquisa e performa músicas em mais de 20 línguas, tendo recebido alguns prêmios na área da música. Trabalhou em projetos musicais em colaboração com comunidades indígenas brasileiras como Kayapó, Guarani Kaiowá, Huni-Kuin, Paiter Suruí e outros, além de projetos sociais com crianças e refugiados. Publicou artigos nas revistas Música Popular, Vibrant, ABEM, entre outros. A experiência de Magda Pucci com a temática indígena se aprofundou ao realizar seu mestrado em Antropologia, quando desenvolveu pesquisa sobre a arte oral do Paiter Suruí de Rondônia. Desde 2005, desenvolve projetos de divulgação das culturas indígenas, da publicação de livros a espetáculos e intercâmbios entre indígenas e não indígenas, como o CD e DVD Rupestres Sonoros – O canto dos povos da floresta, com recriações de músicas dos povos Kayapó, Paiter-Suruí, Ikolen-Gavião, Tupari, Huni-Kuin entre outros. Em 2011, realizou intercâmbios musicais na Amazônia com o Mawaca com músicos Ikolen-Gavião, Paiter Suruí, Kambeba, Huni Kuin, Karitiana e Comunidade Bayaroá. Em 2019, realizou Mekaron a imagem da alma – um encontro do Mawaca com os Kayapó.

Gean Pankararu

Gean Ramos Pankararu é cantor, compositor, produtor, articulador cultural e traduz em suas composições, de maneira contemporânea, a força, a resistência e a ancestralidade do Território Pankararu. Punã, seu nome indígena, utiliza as mais diversas formas da musicalidade para somar forças na proteção do patrimônio material e imaterial da cultura de seu povo.

19h15 - Histórias e Cantos Indígenas Guajajara Tentehar – Aldeia Lagoa Quieta – Terra Indígena Arariboia – Amarante (MA)

Esse documentário mostra os cantos que fazem ecoar a cultura Guajajara Tentehar na Terra Indígena Araribóia, uma região de reconhecida fama por ser território de valorosos cantadores. São gerações que perpetuam cantorias ancestrais, alegrando os seus Mayra nos rituais do Moqueado (Wyra’o haw), Mesadas e Festas de Mel (Zemuishi o haw). Na última década o povo Guajajara perdeu os seus maiores cantadores, os tumui Vicente da aldeia Araribóia, Chicão da Lagoa Comprida e Abrahão do Juçaral. Cantadores tidos como grandes mestres que passaram para os seus discípulos os saberes da tradição. Os principais representantes dessa nova geração de cantadores foram entrevistados para esse documentário. Destaca-se também a inciativa das lideranças indígenas que criaram o Centro de Saberes Tentehar Tukán, para ser mais um espaço para a juventude manter viva a sua cantoria e para se fazer ouvir o som dos Maracá que carregam a voz dos espíritos.
Direção: Diego Janatã e  Djuena Tikuna
Ano: 2021
Cantadores / Depoimentos:
Davi Guajajara
Milton Guajajara
Zé Maria Guajajara
Fabiane Guajajara
Maria Santana Guajajara
Silvio Santana Guajajara

19h40 - Histórias e Cantos Indígenas Kanela Ramkokamekrá – Aldeia Escalvado – Terra Indígena Kanela – Fernando Falcão (MA)

Os Kanela Ramkokamekrá fazem parte da imensa família Timbira, a qual outros povos também são reconhecidos, entre os quais, os Krikati no Maranhão, os Kraho no Tocantins e os Kykatejê no Pará. Os cantos apresentados para esse documentário são uma pequena amostra do vasto repertório musical celebrado nas cerimônias festivas intituladas Amjkin, das quais se destacam o ritual Pepka hác para nomeação das lideranças Timbira; o Tepyarkwá, a grande Festa dos Peixes que reúne muitos convidados; e o Kokrit, a festa das máscaras. As cores e os sons se destacam na paisagem do cerrado maranhense. A polêmica estrada de barro vermelho, que rasga a Terra Indígena Kanela, abre caminho para as fazendas da região, e nos leva também ao pátio central da aldeia Escalvado, ainda em formato circular, característica comum a esses povos, e é de lá que ecoam, madrugada à dentro, os cantos Ramkokamekra. Direção: Diego Janatã e Djuena Tikuna Ano: 2021 Cantadores/Depoimentos: Marinaldo Kenikun Kanela Justino Keniavile Kanela Osmar Kalohkle Kanela Suely Konikrê Kanela

20h – Apresentação Kanela Apaniekra (MA)

Residentes da Terra Indígena Porquinhos, os Kanela Apaniekra têm na música e nas danças acompanhadas de cantos suas mais importantes expressões artísticas.
De formação variável e liderado por Olímpio Tute Kanela, o coro de cantores realiza suas apresentações tanto em festas e rituais organizados na aldeia quanto em manifestações políticas Brasil afora, dando mostra de sua vasta riqueza cultural.
A apresentação reúne uma seleção de cantos tradicionais que fazem parte das diversas celebrações e rituais dos Kanela Apanyekrá, que são cantados também em manifestações e outros encontros de reivindicação dos direitos indígenas, como o Acampamento Terra Livre (ATL), realizado anualmente em Brasília.