Sobre

O Centro Cultural Vale Maranhão é um espaço cultural dinâmico, diverso e aberto, que oferece e mantém o lugar de diálogo e prática para artistas, produtores de cultura e visitantes. Seu principal objetivo é ampliar o acesso ao fazer e aos bens culturais, proporcionando ambientes de troca, criação e formação, que sejam diversos e de todos. A liberdade expressiva e responsável é o eixo central de atuação, entendendo cultura e educação como base para a produção da experiência.

A programação é pensada com o comprometimento de oferecer ao público conteúdo de qualidade, nas mais diversas linguagens artísticas, colaborando para o saber e formação do pensamento crítico. Exposições, editais, shows, apresentações de cultura popular, espetáculos de artes cênicas e dança, cursos, oficinas, mostras de cinema e festivais são pensados para proporcionar vivências enriquecedoras a todos os visitantes.

Ainda, o CCVM entende e reconhece a riqueza cultural maranhense, e assim, funciona como um farol difusor, colocando o Maranhão entre os importantes polos culturais do país, com grande foco na cultura popular e suas interlocuções com as instâncias institucionais. Além disso, também recebe profissionais de outros estados e países, para que haja intercâmbio cultural, levando a cultura maranhense cada vez mais longe e contribuindo para a formação local.

O Centro Cultural Vale Maranhão é mantido pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e situa-se no coração do Centro Histórico de São Luís. Ao lado de outras instituições culturais, colabora com a dinamização da localidade e reafirma o caráter cultural da região da cidade.

Iniciativa

A implantação do Centro Cultural Vale Maranhão é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale.

Com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento social e humano de comunidades onde a Vale está presente, o Instituto Cultural Vale busca ampliar o acesso à cultura e preservar a memória e as identidades culturais locais por meio de seus ativos culturais.

O Instituto Cultural Vale  também é responsável pela manutenção do Memorial Minas Gerais Vale (Belo Horizonte -MG), do Museu Vale (Vitória -ES) e da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA).