Vitrine MAPEARTE: Exposição Varrendo - Vassouras e Vasculhadores do Maranhão - Aberta à Visitação

18–30 novembro 2019

A exposição Varrendo – Vassouras e Vasculhadores do Maranhão apresenta peças produzidas por 70 artesãos de 36 municípios. Quase todas – com exceção das vassouras de pet reciclado – são de fibras vegetais, abundantes no estado: carnaúba, juçara, buriti, babaçu, caraná, guarimã, cipó, sisal e taboca.

Com acabamentos básicos ou costuras ornamentais, as peças de varrer são produzidas em todas as regiões e vendidas a preços muito baixos.

Item indispensável no cotidiano, a aquisição desse produto é uma maneira de apoiar os artesãos maranhenses. Algumas são bonitas, que também servem para decorar. Deixe de lado sua vassoura de plástico e faça sua encomenda. Os contatos dos artesãos estão disponíveis no saguão do CCVM.

Aberta à visitação, de terça a sábado, das 10h às 19h, no saguão do CCVM.

MAPEARTE
O Mapeamento do Artesanato maranhense – MAPERARTE é um projeto que identifica os artesãos em atividade no Maranhão com a finalidade de divulgar seu trabalho e criar oportunidade de renda.

O artesanato maranhense é bastante diverso e tem alta qualidade de execução, mas ainda é pouco conhecido em âmbito nacional e mesmo local. A primeira etapa do projeto prevê o mapeamento em 100 municípios e atualmente já identificou 3.700 artesãos.

O projeto tem o apoio do Governo do Maranhão e o Patrocínio da Vale.

O CCVM é parceiro do MAPEARTE em ações de divulgação, procurando dar amplitude a essa iniciativa. Criamos a VITRINE MAPEARTE para exibir pequenas mostras do que já foi mapeado.