Território Corpo: Entre Brasil e África Negra - Oficina de Caboclo de Pena, com Jhonatan Oliveira (Bumba meu Boi de Maracanã) - Inscrições Abertas

09–12 dezembro 2020

No Mês Negro e da Diversidade no CCVM, o programa Território Corpo: Entre Brasil e África Negra realiza a oficina Caboclo de Pena, com Jhonatan Oliveira (Bumba meu Boi de Maracanã), de 09 a 12/12, de 19h às 20h.

A partir da contextualização do personagem caboclo de pena na brincadeira de bumba meu boi, o artista irá trabalhar os movimentos corporais e técnicas de dançar do Caboclo de Pena do Boi de Maracanã: o gingado, giro, a dança no cordão, as paradas, os crivados. Abordará também aspectos da caracterização do personagem, como a rica arte da confecção das indumentárias, produzidas com penas de ema.

Jhonatan Oliveira tem 22 anos, 19 deles vividos como caboclo de pena de um dos mais populares grupos de Bumba meu Boi do Maranhão, o Boi de Maracanã. Neto de Mestre Humberto de Maracanã, herdou da família o gosto e dedicação à cultura popular. Atualmente, além de dançar, dedica-se a ministrar oficinas de dança do Caboclo de Pena. Já se apresentou em diversos estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo e Piauí. É um dos protagonistas de Caboclo de Pena (2019), documentário produzido pelo Centro Cultural Vale Maranhão, em que conta sua história e mostra sua arte no gingado.

Os interessados em participar, devem enviar nome completo, telefone e nome da oficina que desejam se inscrever para o e-mail:
contato@ccv-ma.org.br. A oficina será transmitida pela Plataforma Zoom. Inscrições gratuitas. 80 vagas.


Relacionados