Território Corpo: Entre Brasil e África Negra - Oficina ARAS-ÌTÀNS: Corpos, Histórias-danças de Rainhas de Blocos Afro, com Vânia Oliveira (BA) - Inscrições Abertas

09–10 dezembro 2020

No Mês Negro e da Diversidade no CCVM, o programa Território Corpo: Entre Brasil e África Negra realiza a oficina ARAS-ÌTÀNS: Corpos, Histórias-danças de Rainhas de Blocos Afro, com Vânia Oliveira (BA), dias 09 e 10/12, das 16h30 às 18h.

Aras-ìtàns (corpos-histórias) é um convite para se trilhar nas encruzilhadas rumo a algumas das cumeeiras que nutrem danças criadas por mulheres negras, apresentadas em diversos contextos de Blocos Afro de Salvador. Será uma vivência com danças, frutos das experiências da artista, em diálogo com as de outras mulheres, considerando os princípios estéticos, simbólicos, historiográficos e filosóficos dos contextos que movem a criação destas expressões.
Desaguando em análises e investigações de movimentos, criações de sequências coreográficas, compreensão dos aspectos rítmicos composicionais da/para cena e na relação corpo-contexto-cultura-identidade-política-sociedade, o encontro tem como objetivo a conscientização sobre a potência de transformação, de resistência, de (re)existência – cognitiva e criativa – que as mulheres negras possuem em seus diversos espaços e atuações.

Vânia Oliveira é mulher negra, filha e cumeeira de família negra, Candomblecista, Ekedi, Artivista, Foi Rainha do Bloco Afro Malê Debalê (2000 e 2006) e Princesa do Bloco Afro Ilê Aiyê (2001 e 2014). Doutoranda do Programa Multidisciplinar e Multi-institucional de Difusão do Conhecimento (UFBA); Mestra licenciada e Especialista em Dança pela Escola de Dança (UFBA) e Especialista em História Social e Cultura Afro-brasileira (UNIME), tendo como foco de pesquisas Danças de Blocos Afro de Salvador. É professora assistente e coordenadora do Grupo de Estudo, Produção e Criação em Dança(s) Afro, do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Os interessados em participar, devem enviar nome completo, telefone e nome da oficina que desejam se inscrever para o e-mail: contato@ccv-ma.org.br. A oficina será transmitida pela Plataforma Zoom. Inscrições gratuitas. 80 vagas.


Relacionados