Nos dias 27, 28 e 30 de junho e 1º de julho, o Centro Cultural Vale Maranhão oferecerá as oficinas “Costura Boro” e “Bordado Sashiko”, duas técnicas japonesas voltadas para o aproveitamento de tecidos.
O Boro é uma antiga técnica tradicional que consiste em cerzir diferentes pedaços de tecido para remendo com o uso de pontos reforçados, e surgiu da necessidade de fazer o pano durar mais e criar calor pela soma de camadas de tecidos finos. A técnica era usada pelos camponeses que se vestiam com fibras mais rústicas e permitia que o tecido fosse usado até o final de sua vida útil. A técnica Sashiko surgiu da necessidade de prolongar a durabilidade das roupas e do pano em si, costurando um tecido no outro, tornando a trama mais forte. Nas comunidades de camponeses daquele tempo, o tecido era um material escasso e caro, fazendo com que as pessoas criassem formas para que uma vestimenta, depois de usada, pudesse se transformar numa bolsa, ou em outra peça de uso, até esgotar o potencial do material.
Quem ministrará as aulas é Ofélia Lott, artista têxtil, professora de modelagem, moulage, corte e costura, que utiliza do processo do fazer manual como fonte de pesquisa entre costura e memória.
As inscrições podem ser feitas presencialmente, no CCVM, com uma hora de antecedência do início de cada curso, no primeiro dia de aula. A oficina de Costura Boro será realizada pela manhã, das 9h às 13h. A oficina Bordado Sashiko acontecerá no turno vespertino, das 14h às 18h. Cada turma tem 30 vagas.
A programação é gratuita. O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.