Tambor de Crioula de Santa Fé abre os trabalhos do mês da Consciência Negra no CCVM

07 novembro 2024 às 19h

Abrindo os trabalhos do mês da Consciência Negra do CCVM, receberemos no Pátio Aberto desta semana o Tambor de Crioula de Santa Fé. Com mais de 20 anos de existência, o grupo atua em diversas vertentes ao longo de sua trajetória: projetos de formação, oficinas de dança, cantoria, instrumentos e percussão do tambor de crioula, além da tradicional participação no ciclo carnavalesco e das festas juninas.

A história do Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé começou no carnaval de 2002, quando o cantador Zé Olhinho estava brincando no Tambor de Crioula de Anivô, no circuito São Pantaleão em São Luís. Por lá Zé Olhinho encontrou com Dona Maria Micol Carvalho e, na oportunidade, ela sugeriu que ele formasse o seu próprio grupo. Embora tenha hesitado, Zé Olhinho acabou formando um grupo que começou com 20 coreiras e 15 coreiros.

Então o convite está feito: na quinta-feira (7), a partir das 19h, coreiros e coreiras de São Luís serão bem vindos à roda de tambor dessa dança que é Patrimônio Cultural Imaterial!