Pátio Aberto: Oficina com o Grupo Folclórico de Mangaba São Gonçalo (Bacabal) - Venha conhecer a dança da Mangaba e brincar no Pátio Aberto!

12 março 2020

A oficina com o Grupo Folclórico de Mangaba São Gonçalo (Bacabal) acontece, quinta (12), às 19h, pelo projeto Pátio Aberto. Programação livre, para todas as idades.

A Mangaba, manifestação da cultura maranhense bastante presente no interior, é brincada ao som dos batuques de caixotes, tamboretes de couro e taróis. Os cantadores e cantadeiras tiram de improviso as cantigas de repente, que falam sobre a vida na roça, seus costumes e a natureza, sempre de forma irreverente, com leveza e alegria. Os brincantes executam um bailado entrelaçado que se assemelha ao número 8, quase sempre caxingando (mancando) e improvisando livremente, sem perder a cadência da dança. A Mangaba é um divertimento, uma forma de lazer da comunidade, que ocorre principalmente durantes os festejos juninos.

O Grupo Folclórico de Mangaba São Gonçalo foi criado, em devoção ao santo, pelas Mestres Dorinha e Floriza, cantadeira esta que atualmente comanda a brincadeira. Além de se apresentar durante o São João, o grupo realiza oficinas e vivências sobre a dança.

A oficina vai propiciar ao público conhecer a tradição e aprender o bailado interagindo com o grupo. Não precisa se inscrever. Chega mais!

Vem conhecer a Mangaba e brincar no Pátio Aberto!

A entrada é gratuita.