O Negritude Atitude é um projeto criado pela historiadora Paula Porta, que reúne personalidades de diversas gerações e áreas de atuação para falar sobre a atualidade e sentidos do conceito de Negritude.
“Os depoimentos trazem reflexões profundas. Nossa expectativa é que os vídeos contribuam para fortalecer e instigar os jovens. Que cheguem àqueles que logo irão se deparar com essa sociedade disfuncional, em que a maioria da população é destratada e sujeita a violências de todo tipo por conta de suas características físicas. É preciso saber mais sobre experiências, trajetórias, pensamento e produções da população preta para compreender o quanto o racismo nos atrapalha e faz desperdiçar talentos e energia criadora”, destaca Paula.
Para o co-diretor e responsável pela fotografia, Jonas Pires, o projeto “é de grande importância para nosso povo, 76% da população maranhense é negra! Sabemos quanto temos que batalhar para chegar a algum lugar e o enfrentamento, a educação e a consciência são necessárias para avançar! O audiovisual pode ir longe e é uma ferramenta poderosa contra a opressão e a desigualdade”.
Ao todo, serão 11 episódios exibidos e está previsto um filme ao fim do projeto.
