Toadas que entoam África, Guiné, Aruanda, Congo, Angola… Este encontro terá a apresentação de capitãs, capitães, rainhas e reis que compõem os Reinados Negros de Minas Gerais, entoando cantos de suas tradições e tratando sobre os sentidos que eles carregam nos diversos momentos das performances ritualísticas.
Participarão da roda de conversa:
Alisson Parreiras – 1° capitão da guarda de Congo da irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Ibirité.
Kedison Guimarães – Capitão-mor da guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e santa do reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito “A fé que Canta e Dança” .
Isabel Casimira Gasparino (Rainha Belinha) – Rainha Conga das Guardas de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário. Rainha do Congo do Estado de Minas Gerais.
Pedrina de Lourdes Santos – Capitã de Musambike de Nossa Senhora das Mercês, da cidade de Oliveira (MG). Mestra em saberes de tradições pela UFMG e pelo MINC.
Ridalvo Félix de Araújo (mediador) – Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários da UFMG, com ênfase nos estudos das oralidades e performances de cantos dançados de tradições negras.
Os interessados em participar da roda de conversa devem enviar nome completo e telefone para contato@ccv-ma.org.br.
A transmissão acontecerá pela Plataforma Zoom e pelo canal do CCVM no YouTube. Inscrições gratuitas.
Assista em: https://www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao
