Na foto, vemos o rosto de um homem negro, idoso, cabelos brancos. Vemos a gola de sua camisa, branca. O fundo está desfocado, com vegetação verde. Ele está levemente inclinado para a esquerda, mas o rosto está virado pra a frente, olhando diretamente para a câmera.

História das diásporas africanas em forma de palestra musical

06 agosto 2021 às 19h

O Centro Cultural Vale Maranhão exibe nesta sexta-feira, 06, às 19h, o espetáculo Canto dos recuados – afrobarroco em palestra musical, do músico baiano Mateus Aleluia, que busca sensibilizar o público para uma abordagem consciente sobre a história das diásporas, abordando o sincretismo religioso e das culturas indígena, barroca e africana no Brasil.

A apresentação musical é intercalada de narrativas sobre a história do continente africano,  chegada dos negros ao país e o contato entre as culturas. “Entendendo a arte como agente de transformação existencial e social, acreditamos ser fundamental trazer visibilidade às diversas narrativas que compõem o mundo que nos circunda e sobre o qual agimos em uma construção contínua de futuro”, conta Mateus.

Mateus Aleluia é compositor, cantor e instrumentista baiano, remanescente do histórico grupo vocal “Os Tincoãs”, que trouxe para a música popular nos anos 60 os ritmos dos terreiros de candomblé.

O projeto Canto dos recuados – afrobarroco em palestra musical foi um dos selecionados do edital Ocupa CCVM 2020/2021 para compor a programação anual da instituição. Para assistir, basta acessar o canal do CCVM no Youtube.