Fotografia colorida mostra em detalhes pequenas hastes de madeira, também conhecidas como bilros, utilizadas para tecer renda. A imagem mostra em torno de dezoito hastes amontoadas. Estão dependuradas numa almofada por fios amarelos, verdes, cor-de-rosa, em tons de azul e bege. Os bilros medem mais ou menos quinze centímetros e possuem na extremidade oposta aos fios, pequenos cocos de tucum encaixados, o que lhe atribui formato semelhante a um pirulito. A parte superior da fotografia, onde estão as extremidades das hastes com os cocos de tucum, aparece levemente desfocada, enquanto do meio para baixo, parte que mostra o corpo das hastes e as linhas coloridas, aparece bem nítida, de modo a destacá-las.

Renda de bilro é o novo tema do podcast ‘Faz Colher e Borda o Cabo’

05 julho 2021

O Centro Cultural Vale Maranhão lança hoje os novos episódios do podcast ‘Faz colher e borda o cabo’. Desta vez, a Renda de Bilro é o tema escolhido. A origem, difusão, aprendizagem, experiências estéticas e sonoras proporcionadas por essa técnica permeiam a pesquisa realizada pelo educador do CCVM Junior Reis, que apresenta os episódios.

O podcast faz parte do programa ‘Horizonte Aberto’ e foi criado com o objetivo de enfatizar a inexistência de fronteiras entre vida cotidiana, arte e função, nas práticas, saberes e fazeres do povo. O podcast já conta com 6 episódios disponíveis sobre ditados populares e sobre a arte plumária dos índios Kaapor.

Para ouvir o conteúdo, acesse o Spotify do CCVM.