Oficina de Costura Coleção de Pontos à Mão, com Ofélia Lott (SP) - Inscrições encerradas

16 a 20 julho 2019

A Oficina vai ensinar pontos e técnicas tradicionais de costura à mão que vem sendo pesquisados há muito tempo por Ofélia, iniciada na costura por sua avó e tias. Hoje ela atua no que chama de ofício da costura-arte e segue pesquisando técnicas antigas, ampliando sua Coleção de Pontos à Mão e mantendo-os vivos ao transmiti-los em suas concorridas oficinas.

Os pontos podem ser usados de diferentes maneiras, como técnica funcional, como pontos decorativos, em up cycling (reaproveitamento) e reformas, em objetos utilitários ou na arte têxtil. O programa do curso envolve técnicas de bainha, união de tecidos em diferentes propostas, costura francesa, costura inglesa, cruzada, embutida, ponto atrás, margem virada, ponto corrido, margem debruada, caseado, canto mitrado e outros tantos segredos da costura já quase desaparecidos.

Não é necessário ter conhecimento específico, mas quem já domina a costura poderá ir muito além. Todo o aprendizado será adquirido passo-a-passo durante a oficina.

Ofélia Lott é autodidata, aprimorou seus estudos em modelagem, moulage, alfaiataria e artes plásticas, utilizando o fazer manual como fonte de pesquisa entre costura e memória. Transita entre figurinos, réplicas, restauros, modelagem e arte têxtil.

A oficina acontece do dia 16 a 20 deste mês, das 14h30 às 18h. São 20 vagas para pessoas a partir de 16 anos.

Os interessados em participar devem enviar nome, telefone e a oficina desejada para o e-mail contato@ccv-ma.org.br. Inscrições gratuitas.