Ocupa CCVM Cinema encerra sua programação com produção inédita

09 abril 2021

 

Encerrando a programação do Ocupa CCVM Cinema, nesta sexta-feira, 9 de abril, às 19h, será exibido Vermelho, Branco e Preto ou Macurá Dilê, vídeo-performance de Cibele Mateus e mestre Martelo.

A obra investiga a figura do Mateus, cômico afro-diaspórico presente na brincadeira do Cavalo Marinho pernambucano, uma expressão negra que evidencia as formas de sobrevivência, preservação cultural e denúncia das relações de poder existentes durante a história brasileira; O Nego Fugido, aparição afro-brasileira de Acupe/BA; e a narrativa de Macurá Dilê, o tempo que teve início, mas não tem fim.

O filme proporciona ao público uma experiência de integração das linguagens do teatro, dança, poesia e música à cena, em performances realizadas à distância, mas que reúnem mestre e discípula nas brincadeiras negras de ancestralidade, diáspora e resistência.

Toda a programação de cinema, oficinas, shows etc. do Centro Cultural Vale Maranhão está sendo realizada de forma virtual, pelo canal da instituição no Youtube (www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao).

Ficha técnica

Concepção e Roteiro: Cibele Mateus
Atuadores: Cibele Mateus e Sebastião Pereira de Lima (Mestre Martelo)
Direção: Cibele Mateus e Juliana Pardo.
Provocação cênica: Juliana Pardo.
Orientação dramatúrgica: Salloma Salomão
Criação de trilha: Alício Amaral e Amanda Martins
Direção musical: Alício Amaral
Direção de fotografia: Fernando Solidade
Operador de câmera SP: Flávio Galvão e Fernando Solidade
Operador de Áudio: Diego F. F. Soares
Operadora de Câmera PE: Maria Rosângela
Edição: Fernando Solidade
Figurino: Juliana Najú
Produção: Cibele Mateus

Relacionados