Caboclo de Pena - Assista online à primeira produção cinematográfica do CCVM

18 março 2021

Urubatan Pinheiro Passos, caboclo de pena do Boi de Iguaíba, em Paço do Lumiar.

A partir de hoje, às 19h, estará disponível em nosso canal do Youtube o curta-metragem Caboclo de Pena, nossa primeira produção cinematográfica. O filme retrata o bailado de 29 caboclos de pena, pertencentes a onze bois de sotaque de matraca, oriundos de quatro cidades maranhenses.

O projeto estreou em outubro de 2019 e faz parte do programa Coreografias Maranhenses, que visa destacar a qualidade da dança presente na diversa e sofisticada cultura popular do Maranhão. Em Caboclo de Pena, os protagonistas destacam a liberdade de criação para seus passos, cada um com sua ginga e estilo próprio, sem coreografia pré-determinada.

Além do curta-metragem, também estão disponíveis episódios individuais com todos os protagonistas do filme, contando suas histórias de devoção ao São João e suas trajetórias como caboclos. Ao fim dos vídeos, solos de dança completam o registro e mostram as variações criadas por cada um.

O filme Caboclo de Pena e toda a série Caboclo de Pena: os protagonistas ficarão disponíveis permanentemente em nosso canal do Youtube: www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao.

 


Relacionados