FILE São Luís 2017

04 abril a 04 junho 2017

FILE São Luís 2017 apresenta, pela primeira vez no Nordeste, um recorte do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, trazendo obras de realidade virtual que utilizam óculos 3D, instalações interativas e não interativas, games e animações, realizadas por 42 artistas de países como Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, França, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Inglaterra, México, Portugal, Sérvia e Suíça.

O FILE dialoga com a relação contemporânea entre arte e novas tecnologias. A arte sempre foi resultado da aplicação de técnicas no desenvolvimento de poéticas. As tecnologias digitais estão sendo empregadas por artistas do mundo todo na criação de experiências e visualidades, o FILE propõe-se a trazer ao Brasil e a identificar dentre os artistas brasileiros o que tem sido criado nesse campo.

Há 18 anos, o FILE promove exposições, oficinas e encontros com o objetivo de fomentar o debate sobre a interelação arte-tecnologia. Com eventos anuais em São Paulo, exposições no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, além de participações em eventos internacionais, o festival constitui o maior acontecimento de arte eletrônica na América Latina.

Nesta edição em São Luís, o público tem a oportunidade de vivenciar diferentes experiências do nosso mundo ou dos mundos fictícios da realidade virtual. Parte das obras faz uso de óculos 3D. Além das experiências em realidade virtual, com e sem o óculo 3D, o diálogo entre o mundo físico e o mundo digital é possível através da interação do visitante por meio da palavra e do corpo.

Uma oportunidade imperdível para o público maranhense conhecer o que se produz mundo afora nesse campo que une arte e tecnologia, gerando novas percepções e experiências.