Prestes a completar 25 anos desde o lançamento de Babado Forte, Erika Palomino vem a São Luís para encerrar a programação do CCVM que teve o livro como inspiração.
A programação do Ciclo Babado Forte retorna à nossa grade com a oficina Como construir um livro babado?. Nela, Juliana Travassos compartilhará suas vivências em publicações, ressaltando formas de transformar apuração jornalística e relatos participativos em livro.
Juliana Travassos é editora, produtora, pesquisadora e coordena a reedição revista e expandida de Babado Forte, livro de Erika Palomino.
Também integra a programação do Ciclo Babado Forte a palestra Pesquisa e Edição em Babado forte, apresentada por Cassio Prates e Juliana Travassos.
Entre as pautas abordadas, Cassio analisará como metodologias de pesquisa inovadoras têm mapeado movimentos culturais emergentes no país. Juliana mostrará livros-reportagem que eternizaram cenas e movimentos culturais, para ilustrar as fronteiras entre a pesquisa etnográfica e o relato participativo.
Cássio Prates é especialista em pesquisa estratégica com foco em cultura, análise de cenários, comportamento jovem e moda. Juliana Travassos é editora, produtora e pesquisadora, Mestre em teoria literária pela Universidade Federal Fluminense, com projeto sobre as formas híbridas na poesia brasileira.
Juliana Travassos é editora, produtora, pesquisadora e coordena a reedição revista e expandida de Babado Forte, livro de Erika Palomino.
Encruzilhando outras histórias de moda é o tema da segunda palestra do Ciclo Babado Forte de dezembro.
Ao lançar mão do conceito de encruzilhada como múltiplas possibilidades de caminhos e direções, Hanayrá Negreiros e Carolina Casarin propõem descentralizar o olhar para narrativas do vestir que valorizem saberes brasileiros em suas multiplicidades.
Hanayrá Negreiros é pesquisadora e desenvolve investigações com foco em histórias do vestir e de moda na diáspora africana brasileira. Autora de “O guarda-roupa modernista: o casal Tarsila e Oswald e a moda”, Carolina Casarin é doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ.
Encerrando o Ciclo Babado Forte, Erika Palomino apresentará a Palestra Babado Fortíssimo. A jornalista dividirá os processos de concepção e feitura da versão original do livro Babado Forte, nos anos 90, e as decisões editoriais acerca do novo volume, comparando cenários e analisando as mudanças ocorridas nesses 25 anos.
Erika Palomino é jornalista, curadora e gestora na área de cultura. Trabalhou por 17 anos na Folha de S.Paulo, onde foi colunista do caderno Ilustrada e editora. Ganhou os prêmios New York Festival Interactive and Alternative Media; Pini de Excelência Gráfica; Prêmio Folha, entre outros. Atualmente, é gerente de Comunicação e Design do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.