Edital CCVM APOIA - nova modalidade de apoio à cultura maranhense

30 agosto a 12 outubro 2019


O Centro Cultural Vale Maranhão abre as inscrições para a seleção de propostas de apoio financeiro para grupos de cultura popular, bandas de música (marciais, fanfarras ou filarmônicas) e espaços culturais comunitários para que possam melhor desenvolver suas atividades.

Poderá ser solicitado apoio para confecção de indumentária, aquisição de instrumentos ou equipamentos, produção de material de divulgação e melhorias de espaços culturais (mobiliário ou itens como expositores e sinalização).

A diretora e curadora do CCVM, Paula Porta, conta que a ideia do edital surgiu da constatação de que muitos grupos culturais, apesar da relevância do que realizam, encontram dificuldades tanto para manter seu trabalho, como para participar de processos seletivos ou eventos por não conseguirem arcar com custos de indumentária, reposição de instrumentos ou criação de material de divulgação que apresente seu trabalho da forma que merece. Outra dificuldade das manifestações culturais das periferias e do interior é a escassez ou precariedade dos espaços culturais disponíveis, que não contam com equipamentos básicos para dar suporte a sua programação. “As formas de apoio que propomos no novo edital visam gerar oportunidades para os grupos e bandas diretamente apoiados, mas também para os artistas em geral, que precisam de mais espaços qualificados para receber e ajudar a desenvolver seu trabalho”, destaca Paula.

As inscrições do CCVM Apoia ficarão abertas de 30 de agosto a 12 de outubro de 2019. As propostas selecionadas serão divulgadas até o início de novembro.

O regulamento e a ficha de inscrição do edital estão disponíveis no site www.ccv-ma.org.br.

A inscrição pode ser entregue na recepção do CCVM, enviada pelo correio, por email ou realizada por vídeo e enviada pelo Whatsapp: 98 98479 9061.

A diretora do CCVM explica que a inscrição por vídeo foi criada para facilitar a participação dos mestres e lideranças culturais que se expressam melhor oralmente. Dessa forma, não precisam depender de alguém que redija a proposta para eles e podem se relacionar diretamente com o Centro Cultural, falando no vídeo tudo que é necessário para a avaliação do apoio solicitado. A inscrição por vídeo já foi utilizada nos dois editais que o CCVM já lançou em 2019 e funcionou muito bem. “Precisamos adaptar nossos procedimentos às características dos segmentos culturais que pretendemos apoiar, pensando sempre em democratizar o acesso aos editais”.