Ciclo Babado Forte continua no CCVM com palestras sobre a cena queer

03 a 04 outubro 2023 às 19h30

O Centro Cultural Vale Maranhão iniciará o mês de outubro com a segunda rodada de palestras do Ciclo Babado Forte. O tema da vez será a Cena Queer.

A primeira palestra acontece na terça, 3, às 19h30, e tem como tema os 25 anos de noite queer paulistana e será apresentada por Lufe Steffen. O pesquisador comentará o processo de repassar o que de mais importante aconteceu na vida noturna LGBTQIA+ paulistana nos últimos 25 anos, e como esse mergulho deu continuidade às pesquisas realizadas anteriormente para seus documentários, São Paulo em Hi-Fi (2016), que retrata a noite queer de São Paulo nas décadas de 1960, 70 e 80, e A volta da Pauliceia Desvairada (2012), centrado no início dos anos 2010. A programação contará com a exibição de São Paulo em Hi-Fi.

Lufe Steffen é cineasta, jornalista e escritor, autor do livro-reportagem Tragam os cavalos dançantes (2008) e de O cinema que ousa dizer seu nome (2016). Seus trabalhos mais conhecidos são curtas e longas-metragens que abordam a temática LGBTQIA+.

A palestra do dia 4, também às 19h30, trará uma pesquisa sobre a noite ludovicense. A conversa aberta “Cena noturna, uma brecha” será comandada por Rafael Ricarte e traz um panorama dos espaços LGBTQIAP+ dos anos 2000 até hoje e como abriram caminhos para festas noturnas que acontecem na capital maranhense, trazendo à luz pautas sobre visibilidade e conservadorismo e possibilitando o trânsito de corpos e vozes ausentes à luz do dia.

Designer e pesquisador, Rafael Ricarte é mestre pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e doutorando pela PUC Rio, com a pesquisa “POR QUE FALAR SOBRE CORPOS TRANS? Experiências em design participativo para construção de material educativo”.

 

Sobre o Ciclo Babado Forte

Às vésperas dos 25 anos de lançamento do livro Babado Forte (1999), a autora Erika Palomino reuniu, em parceria com o CCVM, um time de pesquisa composto por profissionais de diferentes formações e territórios para pensar música, comportamento e moda a partir do livro, ampliando o espectro da publicação até os dias atuais e para além do eixo sudestino, incluindo capitais como São Luís, Belém, Recife, Fortaleza, Salvador e do sul do país. O Ciclo BABADO FORTE objetiva trazer ao público do CCVM novidades e transformações na juventude brasileira e em suas produções, dos anos 2000 até agora, compartilhando investigações sobre como o revivalismo da década de 90 ainda reverbera.

Toda a programação do CCVM é gratuita. O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

 

Relacionados

Ver todos eventos