CCVM recebe evento sobre o acervo fotográfico de Mobi

31 maio 2023 às 18h

Na quarta-feira, dia 31, acontecerá o evento Mobi: um olhar sobre o acervo, às 18h, no Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM. A conversa aberta reunirá os profissionais Carlos Eduardo Cordeiro e Adson Carvalho, com mediação da professora Jane Maciel, para um compartilhamento da experiência de trabalho com o arquivo do fotógrafo Mobi, sob a guarda do IFMA desde 2011. Durante a conversa serão abordados os processos de conservação, limpeza, restauração das imagens e a importância do olhar fotográfico de Mobi para o imaginário da cidade de São Luís.

O evento foi idealizado a partir da exposição Renunciar/Mobi, com curadoria de Gabriel Gutierrez, em cartaz no CCVM até 3 de junho. A mostra traz um conjunto de 300 imagens do fotógrafo maranhense, retratando o cotidiano da cidade de São Luís, dos anos 70 aos anos 2000. Seu acervo, com cerca de 5 mil fotografias, é um repositório de memórias sociais e culturais ludovicenses, com ênfase no cotidiano popular.

O evento é uma produção do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI), grupo de pesquisadores/as atuantes nas áreas do ensino acadêmico, projetos de pesquisa e produção em imagem, mídia e arte, em correalização com o CCVM. A conversa é gratuita, sendo necessária a inscrição prévia pelo link ao lado.