Notícias


EDIT CONVERSA ABERTA 01

Indígenas.BR - começa quarta (10), com conversa e contação de histórias com escritores indígenas

A produção cultural indígena no Brasil é vasta e diversa, mas muito pouco divulgada. Recentemente a literatura e a produção audiovisual vêm ganhando peso e despertando interesse dentro e fora do país. Em paralelo, as mídias digitais são cada vez mais utilizadas pelos indígenas em diferentes estratégias de agregação, de divulgação de suas culturas, de sua visão de mundo e de suas pautas. Novas vozes ecoam no mundo digital, no cinema e na literatura.

Abrimos a programação do CCVM para apresentar uma mostra dessa produção, recebendo criadores e comunicadores importantes, que fazem diferença com seu trabalho.

A programação Indígenas.BR começa na quarta(10), com uma conversa sobre literatura e produção literária indígena reunindo os escritores Eliane Potiguara (RJ), Denízia Kariri-Xocó (AL) e Kaká Werá (MG).

Nos dias 10 e 11, o Indígenas.BR traz uma atividade imperdível para crianças de todas as idades: a oportunidade de ouvir histórias contadas pelos escritores convidados.

Não perca!

Dia 10
15h

Kaká Werá (Povo Tapuia/ MG), conta a história O Menino Trovão, do livro As Fabulosas Fábulas de Iauaretê. Kaká Werá é escritor, professor, psicoterapeuta, antropólogo cultural especializado na tradição tupi e professor na UNIPAZ. Fundador do Instituto Arapoty, que atua na promoção e valorização das raízes culturais indígenas, premiado pela UNESCO e pelo Ministério da Cultura.

Dia 11
10h

Eliane Potiguara (Povo Potiguara/ PB) conta as histórias O Pássaro Encantado e A Cura da Terra. Eliane Potiguara é escritora, poeta, ativista, professora, contadora de histórias e empreendedora social. Formada em Letras e Educação pela UFRJ com extensão em Educação e Meio ambiente pela UFOP. É Embaixadora Universal da Paz e detentora da Ordem do Mérito Cultural do Brasil.

15h

Denízia Kariri Xocó (AL) conta a história Kamurin e as Brincadeiras Indígenas que integra o Kariri Xocó. Contos Indígenas. Denizia Kawany Cruz é professora, escritora, contadora de histórias, militante as causas indígenas, bacharel em Direito, especialista em desenvolvimento infanto-juvenil e mestranda na Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

O Indígenas.BR tem o apoio do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão.

Toda a programação é gratuita e tem classificação livre. Escolas e grupos podem agendar a participação pelo email: agendamento@ccv-ma.org.br ou pelo telefone (98) 3232 6363.