Notícias


Foto de Edgar Rocha - Pai Euclides em Mague Seco, 1982
Foto de Edgar Rocha - Pai Euclides em Mague Seco, 1982

Exposições Afetos e Hiorlando continuam abertas à visitação

O Centro Cultural Vale Maranhão continua com as exposições Afetos, do fotógrafo Edgar Rocha, e Hiorlando, do artista popular natural de Água Doce do Maranhão, abertas à visitação do público.

Afetos, de Edgar Rocha

A exposição traz um panorama do trabalho do fotógrafo paulistano estabelecido no Maranhão há mais de 40 anos. São 70 fotografias que passeiam por temas como o patrimônio cultural, os navegantes, as celebrações e o especial apreço de Edgar pelos negros, seus saberes e tradições.

A formação estética de Edgar passou pelas artes plásticas, pelo cinema e pelas artes gráfica, que estudou em São Paulo e em Veneza. A luz âmbar, morna e intimista, obtida ao findar o dia é marca característica de seu trabalho.

Hiorlando, de Hiorlando

O artista foi descoberto em Água Doce do Maranhão, pelos pesquisadores do Mapearte, projeto do CCVM em parceria com o Governo e patrocínio da Vale, que localiza e registra os artesãos em atividade no estado. Até então, suas peças eram destinadas apenas para presentear amigos e vizinhos. A exposição mostra cerca de 80 peças esculpidas em maneira, são bichos da água e do seco, como diz.

Nascido em 1963, o artista começou a esculpir há pouco mais de 10 anos, quando um acidente o afastou do trabalho de estivador marítimo e acabou permitindo que seu talento artístico se desenvolvesse.

As exposições Afetos e Hiorlando ficarão abertas à visitação até o dia 17 de março, de terça a sábado, das 10h às 19h. Para agendar visitas em grupo basta enviar e-mail para agendamento@ccv-ma.org.br.

A entrada é gratuita.

Serviço

O quê: Exposições Afetos e Hiorlando.

Quando: De terça a sábado, das 10h às 19h, até o dia 17 de março.

Onde: Centro Cultural Vale Maranhão – Av. Henrique Leal, 149. Praia Grande – Centro Histórico.

Público: Todos os públicos. Classificação livre. Entrada gratuita